(09/12/2018) – A placa de peso leve Schunk Rota NCE garante alto dinamismo durante o processo de torneamento. Segundo a fabricante, pela primeira vez, foi possível combinar um design leve, capacidade máxima da carga de rolamento e um largo furo de passagem em uma única placa de torno.
A placa para tornos, acionada por barra de cunha da Schunk, oferece impressionante capacidade de carga de rolamento e peso mínimo. Comparada às placas de torno convencionais, a inércia pode ser reduzida em até 40% dependendo do tamanho. “Com isso, a Schunk Rota NCE fornece os requisitos ideais para processos altamente dinâmicos e de alta produtividade com um consumo mínimo de energia”, destaca a empresa.
Para produção em massa, a eficiência energética e tempos de ciclo da placa prometem economias significantes. Em comparação às placas convencionais do mesmo tamanho, a Rota NCE pode ser acelerada à velocidade máxima e então desacelerada 20% mais rápido devido ao seu peso reduzido.
A Schunk informa que os especialistas de seu centro de competência em tecnologias de placas de torno e fixação estacionária em Mengen, Alemanha, investiram cerca de 700 horas computando tempo nos elementos finitos, com o objetivo de ajustar a geometria da placa para a distribuição de forças a fim de garantir a máxima rigidez, precisão de concentricidade e de batimento, apesar da leve geometria.
Uma estrutura arqueada abaixo da guia do mordente, alívios circulares entre as guias e seu corpo com contorno cônico permitiram a redução significativa de peso, sem que a rigidez seja significativamente reduzida. Em vez disso, as forças são desviadas diretamente para o eixo árvore de montagem.
Schunk Rota NCE foi projetado para tornos CNC com cilindros de curso curto e é completamente compatível com placas de tornos convencionais de fabricantes asiáticos. A placa de torno leve está disponível em 5 tamanhos com diâmetros externos de 130 mm, 165 mm, 210 mm, 260 mm, e 315 mm, bem como forças de fixação de 45 kN, 65 kN, 100 kN, 130 kN, e 155 kN.
Com furos de passagem de 38 mm até 106 mm e curso por castanha de 3.2 mm a 5.8 mm, é adequada para usinagem dos diâmetros mais convencionais de barras. Um sistema de bucha central modular permite uma ampla variedade de aplicações. A rotação máxima é de 3.500 a 8.000 rpm, dependendo do tamanho.