(01/07/2018) – A Tungaloy colocou recentemente no mercado mundial sua mais nova classe para o torneamento de peças em aço, a T9215 (ISO P15), com cobertura em CVD. O novo desenvolvimento se caracteriza pela excelente resistência ao desgaste e à fratura, possibilitando trabalhos com parâmetros de corte mais elevados, com vida útil mais longa e maior estabilidade se comparado aos produtos convencionais equivalentes a classe P15.
“Tornar os processos industriais mais eficientes e produtivos em uma ampla variedade de peças é um desafio constante”, observa Nilton Petrucelli, gerente Nacional de Produto da Tungaloy do Brasil. “E a nova classe é resultado de um trabalho contínuo de pesquisa e desenvolvimento realizado pela equipe de P&D da Tungaloy, no Japão”.
De acordo com o gerente, a nova classe possui um composto de titânio e uma camada externa de TiN que devido à sua coloração amarela facilita visualmente a identificação do desgaste da aresta de corte. A camada externa é 1,5 vezes mais dura do que a camada de TiN convencional. Além disso, a espessura do revestimento é 2 vezes maior que a convencional, o que melhora significativamente a resistência ao desgaste do flanco.
Ainda segundo o gerente, a classe T9215 pode ser empregada em operações de corte contínuo e corte interrompido leve e está disponível em várias geometrias, tanto positivas quanto negativas.
Maiores informações: www.tungaloy.com/br