(26/11/2017) – A Mapal acaba de lançar no mercado mundial a broca Tritan-Drill-Steel com três arestas de corte, que traz três arestas de corte, possibilitando usinagem de aços mais em comparação com brocas com duas arestas. Entre outros motivos, segundo a fabricante, isto é obtido graças aos valores significativamente mais elevados de avanço.
A empresa explica que, anteriormente, brocas com duas arestas de corte – sendo uma aresta de corte transversal reta plana – eram usadas para a furação de aço. Desta forma, “a circularidade requerida e a cilindricidade do furo não eram garantidas devido a um movimento oscilante ao longo da aresta transversal. Além disso, as arestas de corte e os chanfros eram sujeitos a cargas mecânicas elevadas”.
Com a nova broca, movimentos de oscilação são evitados, graças aos três segmentos de borda da aresta transversal individuais que assegura um centro à Tritan-Drill-Steel.
A robustez da nova broca se deve ao projeto completamente novo das arestas de corte. As arestas de corte são muito estáveis visam a redução das cargas mecânicas. O revestimento também é especialmente adaptado para a usinagem de aço. Desta forma, a resistência ao desgaste é significativamente maior. O resultado disso é ferramenta com vida longa.
A remoção de cavacos de forma rápida e confiável também é alcançada pela geometria da aresta de corte principal que garante cavacos curtos, firmemente enrolados com extrema fluidez pelos bolsões de cavaco.
Assim como a Tritan-Drill-Uni, a primeira desta linha voltada para uso universal, a Tritan-Drill-Steel também provou ser excelente em situações de furação difíceis, como, por exemplo, furos de corte cruzado e/ou de entrada inclinada. Para exemplificar, a fabricante informa que furos em face inclinada com até 12° e comprimento de 5xD pode ser realizado sem problema.
A Tritan-Drill-Steel está disponível nos diâmetros de 4 a 20 mm em comprimentos de 3xD, 5xD, 8xD e 12xD.