(*) Alfredo Ferrari
(19/11/2017) – O perfeito e contínuo funcionamento de máquinas e equipamentos nas empresas de manufatura é um fator decisivo para se garantir altos níveis de produtividade. Um bom planejamento, disponibilidade de peças de reposição e lubrificantes, além da qualificação da equipe técnica, são pontos decisivos para atingir-se a excelência nos trabalhos de manutenção.
Com o objetivo de otimizar estes trabalhos, além de se resolver problemas com manutenção de máquinas, existem hoje plataformas de Realidade Aumentada que proporcionam às empresas de manufatura significativas reduções nos seus custos industriais.
A jovem Startup GoEpik é um exemplo de êxito na realização, de forma inédita, desta aplicação, tendo atingido excelentes resultados em diversas empresas de variados segmentos da manufatura no país. (Saiba mais sobre a empresa em: http://goepik.com.br).
Segundo Wellington Moscon, fundador dessa Startup: “a GoEpik insere a inovação na indústria detectando falhas em todas as fases do processo. A aplicação da Realidade Aumentada incrementa a produtividade e promove a redução de tempo e de custos associados à produção em massa. Evita muitos erros. Permite uma gestão mais eficiente e inteligente”.
A manutenção rápida e eficiente é fundamental para a evolução da Manufatura Avançada dentro dos conceitos da Indústria 4.0 e seguramente soluções como a da GoEpik irão proporcionar excelentes resultados, aumentando a produtividade e reduzindo custos das empresas.
________________________________
(*) Alfredo Ferrari é engenheiro mecânico e vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura da Abimaq. Esta matéria foi elaborada para o Canal de Conteúdo “A Voz da Indústria”