(15/10/2017) – A Sandvik Coromant acaba de lançar a gama de porta-ferramentas multitarefas e axial CoroTurn Prime, desenvolvidos para facilitar a implementação da metodologia PrimeTurning – que possibilita o torneamento em todas as direções – em centros de usinagem.
De acordo com a fabricante, os novos porta-ferramentas permitem que os usuários maximizem os benefícios do PrimeTurning em máquinas multitarefas e tornos verticais, complementando a linha de porta-ferramentas radiais existentes da empresa.
Um dos destaques da gama é o porta-ferramenta conjugado CoroTurn Prime para máquinas multitarefas. Ambas as pastilhas CoroTurn Prime tipo A- e B- podem ser montadas com os porta-ferramentas conjugados para permitir que os fabricantes realizem operações de desbaste com uma pastilha tipo B antes de substituí-la por uma pastilha A para o acabamento, por exemplo.
”As modernas máquinas multitarefas são projetadas para a usinagem completa de peças, mas, quase sempre, têm um tempo longo de troca de ferramenta de cerca de 15-20 segundos,” conta Håkan Ericksson, gerente de Produtos de Torneamento da Sandvik Coromant. ”Como consequência, o novo suporte conjugado fará com que os clientes economizem tempo considerável ao trocar as ferramentas.”
Como uma vantagem extra, destaca o especialista: a usinagem no eixo B nas máquinas multitarefas permite que o operador programe o ângulo da ferramenta em incrementos precisos. “Quando a máquina corta usando seu eixo B, a maior parte da acessibilidade é criada usando suportes neutros. Combinado com operações racionalizadas, ela propicia uma significativa economia de tempo e aumenta a produtividade para ajudar os fabricantes a reduzirem os estoques de ferramentas e alcançarem ganhos competitivos”.
Os seis novos porta-ferramentas multitarefas que estão sendo introduzidos são montados em um ângulo de 45° para usinagem no eixo B e podem ser usados com as pastilhas CoroTurn Prime tipo A e B. As opções para máquinas multitarefas incluem quatro porta-ferramentas (uma pastilha apenas) e dois porta-ferramentas conjugados (duas pastilhas). O porta-ferramenta CoroTurn Prime conjugado está disponível para uso com o Coromant Capto tamanho C5 – C8.
Uma gama de porta-ferramentas axiais para tornos verticais também faz parte da gama, o que significa que a Sandvik Coromant agora tem uma oferta completa para PrimeTurning: porta-ferramentas axiais, radiais e multitarefas. No total, estão sendo lançados oito porta-ferramentas para montagem axial. Esse tipo de porta-ferramenta é compatível com diversos tipos de tornos verticais e está disponível em Coromant Capto para uso com as pastilhas CoroTurn Prime tipo A e B.
Embora o PrimeTurning seja aplicável a toda a área de torneamento geral, as fábricas mais beneficiadas serão aquelas que lidam com lotes grandes (setor automotivo) e aquelas que usinam peças grandes (setor aeroespacial), em que há necessidade de reduzir as trocas de ferramentas, o tempo de set-up e as interrupções de produção.
Por fim, o método PrimeTurning para torneamento em todas as direções e as ferramentas CoroTurn Prime irão assegurar que as operações de torneamento sejam muito mais eficientes. Comparado ao torneamento convencional, é possível aumentar a produtividade de 50 a 80% e prolongar a vida útil da ferramenta em 1,5-2 vezes.
Mais informações: www.sandvik.coromant.com/pt-pt/products/coroturn_prime