(03/09/2017) – A contaminação de sistemas hidráulicos de máquinas e equipamentos utilizados por empresas dos mais diversos segmentos – como setor de transporte, mineração, agro, petróleo e gás, entre outros – pode diminuir em até 80% o desempenho do maquinário, causando uma série de prejuízos.
A informação é da Ultra Clean Brasil, que acaba de lançar nas redes sociais uma série de vídeos do Doutor Ultra Clean para alertar como ocorrem e como podem ser evitadas as contaminações.
De acordo com a empresa, a limpeza de sistemas hidráulicos de máquinas e equipamentos nunca deve ser feita com solventes. Isso por que estas soluções não garantem uma limpeza eficaz e nem a efetiva descontaminação das tubulações. Como resultado, válvulas e comandos hidráulicos permanecem contaminados, perdem desempenho e passam a não obedecer corretamente aos comandos do operador – o que leva a problemas técnicos e redução da vida útil do maquinário.
“Cerca de 80% das falhas de circuitos hidráulicos de máquinas e equipamentos estão associadas à contaminação interna das tubulações e mangueiras por pó, partículas sólidas e outras impurezas. Manter os tubos e mangueiras limpos significa aumentar a vida útil de tratores, colheitadeiras, guindastes, empilhadeiras, entre outros equipamentos e veículos pesados”, informa Osíris Rocha, diretor Executivo da Ultra Clean Brasil.
Para a limpeza rápida e eficaz de tubulações, a empresa recomenda o uso da tecnologia a seco UC System, que não utiliza água ou produtos químicos. O sistema utiliza um lançador pneumático que dispara em alta velocidade projéteis de espuma de poliuretano no interior de tubos e mangueiras, removendo em segundos impurezas e resíduos indesejáveis aos circuitos hidráulicos.
Segundo a Ultra Clean Brasil, a tecnologia patenteada pela Ultra Clean Technologies nos Estados Unidos reduz em até 50% o tempo de limpeza de tubos e mangueiras; elimina totalmente o uso de solventes e produtos químicos; diminui problemas com assistência técnica; e atinge elevados padrões de limpeza e descontaminação interna (ISO 15/13/10 – NAS4).
UC System é indicado para todos os elos da cadeia produtiva de máquinas, veículos e equipamentos. De acordo com a fabricante, cerca de 850 renomadas companhias no país – entre elas Caterpillar, Bosch Rexroth, Gates, Alfagomma, Schwing, Parker, Marcopolo, Wilson Sons, Vard, Oceana, Tess, Dynar, CNH, Mercedes Benz, Nelson do Brasil, Romi e Netzsch – já implantaram o sistema.
Os vídeos podem ser acessados (https://www.youtube.com/watch?v=Pieew12ee0g)