São Paulo, 28 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

30/10/2016

Nova fresa Sandvik otimiza usinagem de turbos em inox


(30/10/2016) – A fresa de facear M612, da Sandvik Coromant, foi projetada especificamente para a usinagem em desbaste de carcaças de turbocompressores em aço inoxidável. A geometria positiva da ferramenta oferece uma ação de corte mais suave, o que auxilia na eliminação de vibrações. Por sua vez, podem ser alcançadas maiores taxas de remoção de metal, fazendo com que os ciclos fiquem mais curtos. A qualidade da geometria e da aresta também ajudam a garantir confiabilidade e um número maior de peças por pastilha.

“O inox está se tornando um material mais popular para turbinas do que o convencional ferro fundido, graças a propriedades que ajudam a melhorar a resistência às temperaturas dos gases de exaustão, até 1.300°C, assim como à corrosão”, afirma Jacques Gasthuys, engenheiro de Aplicação Automotiva da Sandvik Coromant. “Aproximadamente 50 milhões de turbocompressores são produzidos todos os dias – em ferro fundido e aço inoxidável – mas o custo da usinagem do inox é geralmente 20 vezes mais alto, uma vez que essas operações costumam ser caracterizadas por pastilhas com vida útil extremamente curta e irregular e desgaste não homogêneo.Com isso em mente, nosso objetivo foi desenvolver uma fresa robusta capaz de ajudar na redução de custos das peças.”

O maior desafio do desbaste de carcaças de turbinas é a forma dessas peças de paredes finas e sua fixação, ambas bastante complexas, que juntas propiciam uma operação com muita tendência a vibrações. A nova fresa para faceamento M612 é projetada para ajudar a resolver esse problema. Sua geometria positiva oferece uma operação de corte suave, que reduz o consumo de energia e elimina a vibração das operações de desbaste. Isso permite maior remoção de metal e ciclos mais curtos, que combinados com 12 arestas de corte vivas, seis de cada lado, contribuem para a redução do custo por peça. Escolher pastilhas redondas também oferece flexibilidade às fábricas de usinagem, enquanto a interface de indexação da pastilha entrega precisão e repetibilidade.

Em um exemplo de caso de cliente que utilizou pastilhas com classe GC4240 para desbastar uma carcaça de exaustão de turbocompressor em aço inoxidável, o uso da fresa para faceamento M612 – em comparação a uma ferramenta de um concorrente – permitiu aumentar a velocidade do fuso de 212 para 273 rot/min, elevar a velocidade de corte de 70 para 90 m/min e o avanço passou de 0,13 para 0,18 mm. Na profundidade de corte de 2,5 mm, o resultado do teste mostrou que a fresa para faceamento M612 reduziu o tempo de usinagem por peça em 27%, enquanto a vida útil da ferramenta aumentou 172%.

Para mais informações Clique Aqui

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.