(16/10/2016) – A GE irá adquirir a LM Wind Power, empresa fabricante de pás de rotor para a indústria eólica baseada na Dinamarca, por US$ 1,65 bilhão [€1,5 bilhão]. Líder mundial nesse segmento com 14 fábricas no mundo, incluído uma em Pernambuco, desde 2001 a empresa pertencia ao fundo inglês Doughty Hanson. O acordo traz o design e fabricação de pás para turbinas eólicas para o negócio de energias renováveis da GE.
A GE espera um crescimento sólido na área de energias renováveis ao longo dos próximos anos. Segundo a empresa, como o custo das energias renováveis vem caindo, as fontes renováveis estão ganhando espaço na capacidade de geração. Em 2015, aproximadamente 50% das novas adições na capacidade de geração de energia foram provenientes de fontes renováveis, e a energia eólica representou 35% desse crescimento.
“A inovação no setor das turbinas eólicas é impulsionada pela ciência dos materiais e do design. Nós, assim como a LM Wind Power, temos um longo pipeline de inovações técnicas que podem reduzir ainda mais o custo da eletricidade. Esta combinação vai ajudar a sustentar o crescimento da indústria de energia eólica como um todo”, disse Jérôme Pécresse, presidente e CEO da GE Renewable Energy. “A aquisição da LM Wind Power nos ajudará a alcançar esse objetivo.”
Com mais de três décadas de experiência e 190 patentes, a LM Wind Power é a fornecedora líder de pás de turbina para a indústria eólica, oferecendo desenvolvimento, fabricação, serviço e logística de pás. Hoje, a GE não produz pás e a LM é a sua maior fornecedora de pás. Desde 1978, a LM Wind Power já produziu mais de 185.000 pás, correspondendo a aproximadamente 77 GW de capacidade eólica instalada, o que pode substituir efetivamente aproximadamente 147 milhões de toneladas de CO2 a cada ano. Seu sucesso foi alcançado por meio de um compromisso com um constante aprimoramento, qualidade, custo, pesquisa e desenvolvimento de produto, além de excelente relacionamento com os clientes.
A operação global da LM Wind Power inclui plantas localizadas em quatro continentes, incluindo a Dinamarca, Espanha, Polônia, Canadá, Estados Unidos, China e Brasil, em ou perto de todas as principais regiões produtoras, para que o setor eólico possa servir eficientemente a seus clientes locais.
Após o fechamento do acordo, a GE pretende operar a LM como uma unidade independente dentro da GE Renewable Energy, inclusive mantendo a possibilidade de adquirir pás de outros fornecedores. A LM continuará a ser conduzida pela equipe de gerenciamento e terá sua sede em Kolding, Dinamarca, onde mantém ainda um centro global de tecnologia.