(25/09/2016) – As ferramentas modulares de troca rápida são uma maneira simples de aumentar a produtividade, reduzir os tempos de set-up e melhorar os resultados gerais em fábricas e instalações de fabricação de grandes dimensões. O sistema KM da Kennametal, que está há mais de três décadas no mercado mundial, conhecido por sua elevada força de aperto e precisão consistente tanto em aplicações de ferramentas montadas no fuso, como estáticas, está ganhando novas versões.
A Kennametal anunciou a adição de um novo membro de 63 mm à linha de ferramentas KM4X destinado às máquinas-ferramenta de maiores dimensões. "A força de aperto, a rigidez à flexão e as capacidades de RPM do KM4X63 são consideravelmente superiores às de praticamente qualquer outra conexão existente”, informa Bill Redman, gerente global de produto da Kennametal.
De acordo com Redman, com base nos contatos realizados com fabricantes de máquinas, a Kennametal está o portfólio da linha KM4X, que agora inclui suportes de ferramentas de fixação térmica, mandris hidráulicos HydroForce, mandris porta-pinças TG e ER e uma variedade de outras ferramentas de fuso, unidades de fixações e adaptadores modulares, estando outros itens sendo desenvolvidos.
"Até o final de 2016, vamos adicionar cerca de 30 novos itens, a maioria dos quais serão extensões na faixa de 80 a 200 mm e ferramentas de torneamento no eixo longitudinal para aplicações de fresamento-torneamento", diz Redman. "Chegamos à conclusão de que, devido à extrema rigidez do KM4X, podemos aumentar bastante os comprimentos de montagens. Isso significa que nossos clientes podem ter um alcance muito maior sem terem que comprar ferramentas especiais, algo que é especialmente importante na usinagem de 5 eixos – basicamente eles podem adicionar qualquer comprimento de extensão necessário e começar a trabalhar, tanto em aplicações estáticas como rotativas. Estamos bastante entusiasmados com isso."
Um exemplo disso é uma barra de mandrilar KM4X com uma medida de 674 mm de comprimento (26,54 pol.) que foi apresentada em uma Integrex i-400 no estande da Mazak na IMTS 2016. O KM4X63 tem um momento de flexão máximo de 2.100 Nm e, dependendo da máquina, uma força de aperto de 36 a 58 Kn", informa. "É a conexão mais forte disponível nessa linha de tamanhos, ponto final." É também mais rápida.
Redman afirma que o KM4X63 é capaz de chegar às 38.000 rpm, uma velocidade superior à de HSK-A e significativamente mais rápido do que ferramentas de fuso das marcas de concorrentes. Para as empresas que não conseguem se decidir entre ferramentas de fuso e de troca rápida, Redman apresenta o seguinte conselho: "Não há nada pior do que ir a uma fábrica que acabou de adquirir um centro de usinagem ou torno no valor de US$ 500 mil e que depois percebe que deveria ter optado por uma plataforma de ferramentas diferente. Enquanto fornecedores de ferramentas, temos a obrigação de informar os clientes e de fazê-los pensar no que pretendem alcançar – se eles precisam de velocidades do fuso elevadas para aplicações em alumínio ou matriz-molde ou de torque mais elevado a baixas rotações para usinagem de titânio e ligas resistentes à alta temperatura. A maioria dos sistemas de ferramentas existentes pode incorporar uma dessas qualidades, mas não ambas. Sentimos que o KM4X proporciona uma vantagem competitiva independentemente do que esteja sendo cortado."