(21/08/2016) – O fresamento de borda tornou-se uma das formas mais populares de fresamento, segundo a Tungaloy, respondendo atualmente por mais de 30% de todas as operações de fresamento em todo o mundo.
A evolução do processo teve início com fresas de HSS, fresas de topo soldadas, fresas de topo de metal duro chegando às fresas intercambiáveis. Para dar continuidade a este processo de desenvolvimento, a Tungaloy lançou recentemente uma nova pastilha bifacial com 6 arestas de corte, a DoForce-Tri, fresa econômica para usinagem de borda com excelente produtividade.
Características – Aresta de corte positiva com fase alisadora em todas as pontas e geometria otimizada, permite utilizar todo o comprimento da aresta (11 mm), com baixo esforço de corte e maiores taxas de avanço.
Ainda segundo a fabricante, outro aspecto fundamental do desenho da aresta de corte é a sua forma côncava, que foi concebida para formar cavacos em forma de barril, que é um sinal da ondulação suave e fácil da evacuação do cavaco.
A ferramenta está disponível com cabeçote com fixação tipo árvore: Ø 50 a 125 mm e fresa com fixação cilíndrica Ø 32 e 40 mm.
Para exemplificar, a empresa cita a usinagem de parte de um equipaemnto off-road, em material SAE 1040.
DoForce-Tri:
Fresa: TPTN12M080B27.0R06
Pastilha: TNGU120708PER-MJ AH3135
Parâmetros de Corte
Vc = 181 m/min
ap = 4,0 mm (Tungaloy) e 1.5 mm (concorrente)
f = 0.15 mm
Vf = 650 mm/min
Máquina: Centro de usinagem horizontal
Refrigeração: Sem refrigeração
Resultado: Maior profundidade de usinagem sem lascamento, conforme ocorreu com a ferramenta de um concorrente, menor tempo de usinagem e, além disso, destaca a Tungaloy o fator-chave de conseguir melhor acabamento da superfície da parede em vários passes.