(07/08/2016) – Furação profunda é um dos gargalos mais comuns em qualquer produção. Brocas-canhão soldadas ou brocas longas feitas de HSS ou metal duro têm sido comumente usadas para fazer furos profundos, porém, a necessidade de reafiação e a exigência de ferramentas de reserva para manter a produção, aumenta o trabalho e eleva os custos de produção.
Para equacionar estes problemas, a Tungaloy lançou a DeepTriDrill. A nova ferramenta utiliza uma combinação de pastilhas com três arestas de corte e guia de metal duro inteiriça e pode pode ser usada em tornos, centros de usinagem e máquinas específicas de furação profunda. De acordo com a Tungaloy, “a DeepTriDrill é capaz de reduzir o custo de usinagem, enquanto mantém o elevado nível de desempenho e qualidade, eliminando a necessidade de operações de reafiação e excesso de ferramentas reserva”.
Disponibilidade
– 5 tamanhos de pastilha;
– Ø 16 a 28 mm;
– Comprimento para tornos e centros de usinagem: 10; 15 e 25 x D;
– Comprimento para máquinas de furação profunda: até 1.500 mm (standard).
Para exemplificar, a Tungaloy apresenta os resultados de teste realizado na usinagem de um molde de fundição, em material: C55. A peça foi usinada em centro de usinagem horizontal, utilizando para refrigeração emulsão (interna).
DeepTriDrill:
Broca: MCTR22.00XM32-15
Guia: GP06-100 F2122
Pastilha: TOHT110405R-NDJ AH725
O resultado do teste com a DeepTriDrill foi um aumento de 2,5 vezes na velocidade de corte e o avanço 2 vezes mais rápido do que com uma broca soldada regular, aumentando assim o desempenho e com maior confiabilidade.