(28/09/2008) – Os negócios globais que envolvem o desenvolvimento e venda de veículos, fabricados em um país e exportados para outros, geram grande complexidade em diversos aspectos da manufatura, logística, vendas, serviços e tecnologia. Para saber como as montadoras e a rede de fornecedores atuam no confronto com diferentes legislações, costumes e culturas, o Congresso SAE Brasil 2008, que será realizado de 7 a 9 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo, convidou especialistas mundiais para discorrer sobre o assunto.
O fórum, intitulado “Globalização – Oportunidades e Desafios”, ocorrerá dia 8, às 9h30. Entre os convidados estão Matthias Barth, presidente da Mercedes-Benz Argentina, que falará sobre as oportunidades e desafios em uma empresa global do ponto de vista de uma filial; e Paulo Alleo, vice-presidente de Desenvolvimento da Volkswagen Truck and Bus, que discorrerá sobre a bem-sucedida atuação da VW Caminhões e Ônibus no Brasil.
Christian Sobottka, vice-presidente Gasoline Systems da Robert Bosch América Latina, abordará as oportunidades para fornecedores globais atuarem e gerarem novas tecnologias em mercados emergentes, além de desafios relacionados com o intercâmbio e transferência de informações. Já Michael Friedrich, gerente da Schuh & Co, falará sobre os desafios que as companhias de atuação global enfrentam para gerenciar ações para ganhar novos mercados.
Ferdinand Panik, ex-diretor da DaimlerChrysler e professor da Universidade de Esslingen da Alemanha, comentará a importância da troca de experiências entre estudantes de universidades de diferentes países, através de bolsas de estudo e projetos integrados, no conceito integrado de preparar jovens engenheiros para pensar e agir de forma global. Panik falará, ainda, sobre processos de transferência de tecnologia entre países e a criação de redes de contatos internacionais que asseguram acesso a competências e recursos em todo o mundo. A mediação será de Peter Gierse, gerente da Mercedes Benz Vans, Daimler AG.
“As montadoras de veículos atuam cada vez mais em âmbito global para assegurar sua participação e crescimento nos mercados emergentes. Por isso, o fórum discutirá oportunidades e desafios para enfrentar a forte pressão para redução de custos e aumento da eficiência existente em todo o mundo”, ressalta Horst Bergmann, diretor Europa do Comitê Internacional do Congresso SAE BRASIL e consultor sênior da FEV Motorentechnik.
De acordo com Bergmann, a globalização oferece uma série de oportunidades, mas traz riscos. “Novos mercados significam novos clientes, com necessidades e exigências específicas. O desafio é descobrir como ampliar as oportunidades e ganhar novos mercados minimizando os riscos”, afirma.
Com 16 fóruns temáticos, nas áreas de veículos comerciais, manufatura, transportes, gestão, educação, aeroespacial, veículos de passeio, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e ferroviário, o XVII Congresso e Exposição Internacional de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL contará, ainda, com exposição tecnológica em que as principais empresas do setor da mobilidade, do País e Exterior.
Além disso, o Congresso SAE BRASIL 2008 apresentará 120 trabalhos técnicos, de profissionais de indústrias e universidades. Sob o comando da engenheira eletrônica Flávia Piovacari e com o tema “Projetos globais: oportunidades e desafios para a engenharia da mobilidade”, o Congresso é dirigido a executivos, engenheiros, representantes do governo, consultores e acadêmicos de toda cadeia automotiva.
Congresso SAE Brasil 2008
Data: 7 a 9 de outubro
Local: Expo Center Norte – SP
Inscrições e maiores informações www.saebrasil.org.br