(14/09/2008) – A Westlock – pertencente ao Grupo Tyco, Divisão Flow Control – que atua no mercado de monitoramento e comando para válvulas on-off, de controle e manuais, lança na 14ª Rio Oil & Gas o D-EPIC PST, transmissor de posição de válvulas digital que vai revolucionar o mercado, segundo a empresa.
Tem como diferencial a tecnologia digital, o D-EPIC oferece um sistema de monitoramento muito mais preciso. “Com a versão digital, o cliente tem acesso a informações de posicionamento muito mais detalhadas, já que o transmissor digital permite o acompanhamento de todo o curso da válvula, de 0% a 100% e disponibiliza informações importantes sobre o funcionamento das válvulas”, afirma Victor Venâncio Dias, gerente-geral de Vendas da Westlock para América Latina, apontando que os transmissores analógicos existentes no mercado só têm capacidade para indicação da posição das válvulas, não possuindo, entre outras funcionalidades do protocolo digital, a vantagem do Partial Stroke Testing (PST), fundamental em aplicações onde as válvulas não podem falhar.
A função PST permite que testes permanentes sejam feitos em válvulas que são utilizadas esporadicamente em um processo. Segundo Venâncio, com esse recurso, o D-EPIC permite testar as válvulas constantemente, evitando assim, a ocorrência inesperada de um problema quando ela tiver que entrar em operação. Desta forma, as equipes de manutenção têm como saber se uma válvula apresenta problemas operacionais sem que estas causem problemas de segurança e coloquem em risco equipamentos e pessoas, oferecendo também redução dos custos de manutenção.
“O D-EPIC fornece dados sobre as válvulas e alerta sobre falhas de operação com o objetivo de eliminá-las antes de causarem danos materiais, ambientais e de pessoal”, alerta o executivo da Westlock.
Como o mercado petroquímico brasileiro tem exercido papel cada vez mais relevante para a companhia, a Westlock desenvolveu o D-EPIC PST com invólucro de aço inox 316, de maior confiabilidade e segurança em aplicações offshore, garantidas pela certificação SIL 3.
A Westlock também levará para a Rio Oil & Gas avançados sistemas de monitoramento e comando de válvulas, como o Quantum 366 com solenóide modelo Falcon II e o monitor modelo XR. Ambos têm a função de comandar e monitorar válvulas on-off, de controle e manuais, dispondo, inclusive, dos principais protocolos de comunicação do mercado (Foundation Fieldbus, Profibus, ASI, Modbus, Devicenet).
Com a crescente demanda brasileira por equipamentos extremamente confiáveis, a Westlock está prevendo um crescimento de 20% em volume de vendas no Brasil para 2008. “O mercado está aquecido e estamos preparados para atender as necessidades de nossos clientes tanto comercialmente quanto tecnicamente, para tanto, contamos com uma nova estrutura para suportar este crescimento e manter a base instalada em toda América Latina”, conclui Venâncio.
Rio Oil & Gas 2008
Data: de 15 a 18 de setembro
Local: Riocentro – Centro de Convenções do Rio de Janeiro
Horário: Feira – das 12 horas às 20 horas
Conferência – das 9 horas às 18 horas
Maiores informações: fone: (21) 2112-9080/9083 ou pelo e-mail eventos@ibp.org.br