(18/10/2015) – A Dormer Pramet irá lançar em novembro um conjunto de produtos. Entre eles, uma linha totalmente nova de fresas e pastilhas para faceamento econômico de aços inoxidáveis. Versátil, inclui pastilhas octogonais OEHT para 4-10 mm de profundidade, redondas REHT e as wiper XEHT.
Com oito arestas de corte – a quantidade máxima disponível para pastilhas positivas – a nova gama é econômica e a opção alisadora (wiper) eleva a capacidade de faixa de avanço com excelente acabamento superficial.
A nova fresa de 45° dupla positiva S45OE está disponível em diâmetros de até 200 mm e com refrigeração interna. Seu desenho versátil permite que o mesmo corpo da fresa seja usado com pastilhas octogonais para faceamento, e com pastilhas redondas para faceamento e fresamento em cópia.
Segundo a fabricante, a fresa é adequada para uso mesmo em máquinas com potência limitada, a combinação das novas pastilhas com a fresa oferece uma alta taxa de remoção de metais com pouco esforço de corte. O risco de trepidação também é reduzido – uma consideração importante quando se usina peças valiosas.
“O design das fresas apresenta ângulos frontais positivos axiais e radiais, que promovem uma boa ação de corte e direcionam cavacos para longe da peça”, destaca Karel Tiefenbach, gerente de produtos para fresamento intercambiável na Dormer Pramet. “Nossa nova gama S45OE oferece uma seleção mais ampla de diâmetros e aprimora nossa linha de fresas com geometria dupla positiva. Isso é especialmente vantajoso quando a peça for frágil, a fixação for instável ou quando o material da peça tem a tendência de endurecer – um problema comum ao usinar aços inoxidáveis.”
Para o uso das pastilhas OEHT, três novas geometrias positivas foram introduzidas: a MF, altamente positiva para aplicações de acabamento em aços com baixo teor de carbono e metais não ferrosos; a MM, positiva e viva para usinar aços inoxidáveis em condições médias de corte; e a M, positiva com aresta reforçada, adequada para condições de corte difíceis em materiais como aços e aços inoxidáveis endurecidos. “As novas geometrias proporcionam forças de corte reduzidas e maior durabilidade para usinagem com ou sem refrigeração”.
Para mais informações: www.dormerpramet.com.