(31/08/2008) – Será realizada esta semana – de 2 a 5 de setembro – no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP), a Fenasucro 2008 – XVI Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira. Com a participação de cerca de 450 expositores, a Multiplus, organizadora do evento, espera atrair 25 mil visitantes. O evento terá 130 mil m² de exposição e contará com a participação de várias empresas que atuam no setor metal-mecânico, como Deb´Maq, Romi, GE Fanuc, NSK, SEW Eurodrive, Siemens, Yaskawa.
A Romi vai exibir vários modelos de equipamentos apropriados para a indústria sucroalcooleira. Em seu estande de 154 m², mostrará quatro máquinas em pleno funcionamento, usinando diversas peças: um torno Centur 35/1500, com kit Multiplic; os centros de usinagem vertical Romi D800 e Romi D1600, e um centro de furação e rosqueamento Romi VTC 560B. “São máquinas apropriadas para a usinagem de componentes utilizados no processo de fabricação de açúcar e álcool, como bombas, válvulas, componentes de turbinas e moendas”, diz o diretor de comercialização de máquinas-ferramenta da Romi, Hermes Lago.
O diretor informa ainda que a Romi apresentará na feira também sua linha de tornos pesados e extrapesados, utilizada na produção de peças para usinas de álcool e açúcar, como eixos e cilindros de moendas de cana-de-açúcar. Em razão da dinamização do segmento de açúcar e álcool, entre outras áreas de infra-estrutura, a Romi lançou estes equipamentos no final de 2006. “Os novos modelos de tornos pesados e extrapesados e de tornos verticais apresentam robustez e versatilidade para a produção de diferentes tipos de peças, proporcionando produtividade e precisão”, afirma.
A Tec Tor, fabricante de soluções de transmissão e controle de torque, terá como principal novidade os limitadores de torque para acionamentos de moendas. São equipamentos projetados para severas condições de trabalho e indicados para proteger equipamentos contra sobrecargas de torque durante a operação. Por não usar óleo e não contar com esferas alojadas, contribuem para a preservação do meio ambiente, e para evitar o desgaste prematuro dos componentes das máquinas. Além dos limitadores de torque, os visitantes da Fenasucro encontrarão no estande da Tec Tor os freios industriais para guinchos Hilo e centrífugas de açúcar, contra recuos e elevadores para bagaço de cana.
Segundo Carlos Nobre, diretor comercial da Tec Tor, a franca expansão do setor sucroalcooleiro tem repercutido positivamente nas encomendas, a ponto delas representarem, atualmente, nada menos que 10% do faturamento da companhia. “Estamos trabalhando para dobrar este porcentual até 2010”, observa.
A ExxonMobil vai apresentar portfólio completo de lubrificantes de alta performance dedicados à indústria do segmento de açúcar e álcool. Entre os destaques, o Mobilgear SHC 22M, lubrificante para aplicação em mancais de moenda, manga de eixos e rodetes, formulado a partir de básicos sintéticos de polialfaolefina (PAO); e a linha de lubrificantes para engrenagens pesadas Mobilgear 600 XP, formulada com características que previnem a progressão do “micropitting” em dentes de engrenagens. “Pretendemos mostrar aos usineiros que o valor agregado dessas tecnologias e produtos incentiva novos investimentos por conta da economia obtida no processo, seja na área de extração do caldo, na fabricação de açúcar, de álcool ou na produção de energia”, afirma Benício Silva, coordenador de Marketing de Lubrificantes Industriais.
Fenasucro 2008 – XVI Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira
Onde: Centro de Eventos Zanini – Sertãozinho
Quando: 2 a 5 de setembro de 2008
Horário: das 13:00h às 20:00h
Eventos Paralelos:
Agrocana – VI Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar
X Fórum Internacional sobre o futuro do Álcool
VIII Brasil Cana Show
XII Simpósio Agroindustrial Internacional da STAB
Maiores informações: http://www.fenasucro.com.br .