(11/10/2015) – A Sandvik Coromant introduziu duas novas classes de metal duro no mercado mundial, a GC3225 e a GC3210, que abrangem todas as operações de torneamento de ferros fundidos cinzentos e nodulares.
A GC3225 é primeira escolha para o torneamento de ferros fundidos. Foi desenhada para proporcionar uma usinagem segura e sem problemas mesmo nas condições mais difíceis.
Já a GC3210 é uma classe com alta resistência ao desgaste de flanco, adequada para o torneamento de todos os ferros fundidos em condições de usinagem de boas a médias. Ela melhora a confiabilidade e a produtividade em cortes intermitentes, altas velocidades de corte, usinagem com ou sem refrigeração, superfície usinada ou com casca leve.
Para propiciar a segurança da aresta e a resistência ao desgaste necessárias para otimizar o desempenho, as duas classes apresentam cobertura CVD combinada com substrato duro de finos grãos. Adicionalmente, seu desenho inovador utiliza microgeometrias otimizadas para facilitar ação de corte leve, reduzindo a forças de corte e melhorando a vida útil da ferramenta.
De acordo com a fabricante, os testes conduzidos em clientes da marca mostraram resultados extraordinários. “A GC3225 tem mais a oferecer quando outras pastilhas chegam o fim da vida útil. Ao usar a pastilha na usinagem de ferros fundidos nodulares, foi possível aumentar a vida útil da ferramenta em 70% se comparada com a classe do concorrente”, informa as Sandvik Coromant. “Já a GC3210 foi testada na usinagem de carcaças do diferencial e conseguiu resultados excelentes. Após mudar para a GC3210 em substituição à classe do concorrente, foi possível aumentar a vida útil da ferramenta em 38%”.