(19/07/2015) – A fabricante de retíficas Junker, da Alemanha, desenvolveu nova plataforma para retificar superfícies redondas e não redondas em peças com diâmetro de giro de 470 mm e comprimento de fixação entre pontas de até 4.800 mm, inicialmente voltada para a produção de virabrequins de grandes dimensões.
De acordo com a fabricante, esta era uma solicitação de seus clientes e que se justificava, pois “em nível global, as máquinas instaladas para a retificação de virabrequins de grandes dimensões são na sua maioria obsoletas. Ao mesmo tempo, observa-se uma redução do tamanho dos motores para navios e geradores, pois várias partes menores são mais fáceis de manusear, ao invés de partes maiores”, explica a empresa em comunicado de imprensa. “Devido a este fator, foi criada uma demanda maior por métodos produtivos mais eficazes com máquinas novas e, para atender essa necessidade, a Junker decidiu desenvolver uma plataforma maior, com vários aprimoramentos técnicos”.
A nova plataforma será aplicada primeiramente na série Jucrank, para a retificação de virabrequins de grandes dimensões. Uma vez que estas peças podem pesar até 1.000 kg, a preparação em si já é um grande desafio. Para o ajuste dos conjuntos da mesa, foi necessário o desenvolvimento de uma guia com sistema de medição linear integrado. Assim, o operador posiciona primeiramente o cabeçote porta peça e em seguida posiciona a luneta.
Luneta controlada por CNC – Para permitir o processamento de peças tão instáveis, a Junker teve de desenvolver uma luneta própria, pois “as existentes no mercado são superdimensionadas e pesadas, portanto inadequadas para a fabricação precisa de virabrequins de grandes dimensões”.
As novas lunetas – para as quais a Junker deu entrada num pedido de patente – são controladas por CNC com apenas um eixo, com isto a estabilidade e rigidez aumentam significativamente. É possível controlar individualmente cada uma das, no máximo, 11 lunetas, e associá-las a qualquer momento, mesmo durante o processo, a uma estação de retificação. De acordo com a empresa, esta tecnologia-chave faz com que a sequência do processo de retificação se torne muito mais flexível. Para tanto, a Junker alterou o comando tradicional para um controle de alto desempenho. Na versão mais simples do modelo Jucrank 8, por exemplo, são possíveis o controle de até 24 eixos.
Medição integrada – Os virabrequins de grandes dimensões são produzidos em pequenas séries, às vezes até individualmente. Com os elevados custos de forjaria e de têmpera dessas peças, um eventual erro na produção poderia causar sérios prejuízos. Assim, a Junker resolveu adotar um sistema de medição integrada.
Primeiramente, os dois rebolos individualmente montados em um cabeçote porta-rebolo com eixos X e Z próprios desbastam os mancais e moentes. Os diâmetros são medidos "in process" e a retificadora opera simultaneamente como uma máquina de medição, uma vez que mede totalmente a peça após a pré-retificação, como: a conicidade de cada elemento, as larguras dos mancais e moentes, o meio curso dos moentes, portanto quase todas as características.
Com base nos dados de medição, a Jucrank 8 realiza a etapa de acabamento, utilizando para tanto o eixo WK para o qual foi realizado um desenvolvimento tecnológico avançado, também elaborado pela Junker. Durante a retificação, o cabeçote gira, compensando assim os erros de conicidade. Esta tecnologia permite que a retificadora crie um formato de perfil único para cada mancal e moente e, se necessário, com um abaulado específico. Se assim desejado, com esta funcionalidade, a máquina trabalha também as duas extremidades dos eixos, que dispõem de um cone (característica habitual dos virabrequins de grandes dimensões) e nenhum flange ou espiga. Deste modo, o virabrequim forjado fica totalmente retificado e pronto para ser montado, isto em apenas uma fixação. O mesmo processo pode ser repetido em caso de reparos posteriores.
A fabricante já recebeu duas encomendas para a retificação de virabrequins de grandes dimensões, mas considera que existe enorme potencial para outras aplicações: cilindros de impressão para a indústria gráfica, eixos para geradores e compressores. A Junker instalou a primeira Jucrank 8 no seu Centro de Tecnologia da Junker, para, em conjunto com seus clientes, desenvolver e testar novas aplicações para a nova plataforma.
Para mais informações, acesse: http://www.junker-group.com/